Caixa de sentimentos... Friedrich Nietzsche - Vocação de Poeta

Olá gente !

 Faz um tempinho que não rola um poema por aqui, mas hoje eu voltei com tudo. Vamos curtir um poeminha do gênio Nietzsche.


Pássaros, bolas vermelhas e árvores Wallpaper

Vocação de Poeta

Ainda outro dia, na sonolência 
De escuras árvores, eu, sozinho, 
Ouvi batendo, como em cadência, 
Um tique, um taque, bem de mansinho... 
Fiquei zangado, fechei a cara - 
Mas afinal me deixei levar 
E igual a um poeta, que nem repara, 
Em tique-taque me ouvi falar 

E vendo o verso cair, cadente, 
Sílabas, upa, saltando fora, 
Tive que rir, rir, de repente, 
E ri por um bom quarto de hora. 
Tu, um poeta? Tu, um poeta? 
Tua cabeça está assim tão mal? 
- Sim, meu senhor, sois um poeta, 
E dá de ombros o pica-pau. 

Por quem espero aqui nesta moita? 
A quem espreito como um ladrão? 
Um dito? Imagem? Mas, psiu! Afoita 
Salta à garupa rima, e refrão. 
Algo rasteja? Ou pula? Já o espeta 
Em verso o poeta, justo e por igual. 
- Sim, meu senhor, sois um poeta, 
E dá de ombros o pica-pau. 

Rimas, penso eu, serão como dardos? 
Que rebuliços, saltos e sustos 
Se o dardo agudo vai acertar dos 
Pobres lagartos os pontos justos. 
Ai, que ele morre à ponta da seta 
Ou cambaleia, o ébrio animal! 
- Sim, meu senhor, sois um poeta, 
E dá de ombros o pica-pau. 

Vesgo versinho, tão apressado, 
Bêbada corre cada palavrinha! 
Até que tudo, tiquetaqueado, 
Cai na corrente, linha após linha. 
Existe laia tão cruel e abjeta 
Que isto ainda - alegra? O poeta - é mau? 
- Sim, meu senhor, sois um poeta, 
E dá de ombros o pica-pau. 

Tu zombas, ave? Queres brincar? 
Se está tão mal minha cabeça 
Meu coração pior há de estar? 
Ai de ti, que minha raiva cresça! 
Mas trança rimas, sempre - o poeta, 
Na raiva mesmo sempre certo e mau. 
- Sim, meu senhor sois um poeta, 
E dá de ombros o pica-pau. 


Gostou? Para quem gosta dessa coluna, uma novidade , estou pensando em dar uma modernizada nela. Vamos ver, vão rolar muitas novidades aqui em 2013, quem sabe essa não é uma delas.

Beijos queridos!!
 AMY XO

Nenhum comentário :

Postar um comentário