Resenha Eu sei o que você está pensando - John Verdon


Porque eu comprei “Eu sei o que você está pensando?”, não faço ideia. Estava olhando um encarte, achei a história legal e coloquei na lista, do nada me deu vontade de ler e joguei-o para frente.

Eu Sei o Que Você Está Pensando
Uma carta perturbadora chega via correio com uma simples declaração ao final: "Veja como conheço seus segredos - apenas pense em um número." Errará quem pensar que uma carta dessas chega a seu destino final apenas por obra do acaso. Para o detetive aposentado da polícia de homicídios da cidade de Nova York, Dave Gurney, que está formando uma nova vida ao lado de sua esposa Madeleine, as cartas começam a deixar de ser estranhas para se tornarem um complicado quebra-cabeça que levará a uma enorme investigação sobre assassinatos em série. Trazido para o caso como consultor, Gurney em pouco tempo percebe pistas que a polícia local deixou passar. Ainda assim, diante de um oponente que parece ter o dom da clarividência, Gurney vê seus esforços irem em vão, seu casamento rumando a um precipício e, finalmente, um medo incontrolável de que seu adversário não pode ser parado.


Título original : Think of a number

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580410143
Ano: 2011
Páginas: 340
Tradutor: Ivanir Calado



O livro é basicamente isso. O detetive aposentado e muito famoso, David Gurney, recebe a ligação de um amigo de faculdade, Mark Mellery, que já não vê há muito tempo. Mark diz que recebeu uma carta pedindo para ele pensar em um número e em um bilhetinho está escrito exatamente o número que ele pensou.  Não posso falar muito mais sobre esse livro, porque a cada página é a revelação de um mistério ou um acontecimento diferente.

"- Não existe modo científico de fazer isso. Não há modo concebível de fazer. Não vê como isso é maluco?
Gurney havia pousado o queixo, pensativo, na ponta dos dedos.
- Há um princípio filosófico simples, que considero cem por cento confiável. Se alguma coisa acontece, deve ter um modo de acontecer. Esse negócio de número deve ter uma explicação simples.
- Mas...
Gurney levantou a mão como o sério e jovem policial de trânsito que ele fora nos primeiros seis meses no Departamento de Polícia de Nova York.
 - Sente-se. Relaxe. Tenho certeza que podemos descobrir."

" - Os papéis que dominam nossa vida - começou Mellery sem sem perambulo - são aqueles dos quais não temos consciência. As necessidades que nos impelem de modo implacável são as que menos percebemos. Para sermos felizes e livres, devemos compreender o verdadeiro significado dos papéis que representamos e lançar luz sobre nossas necessidades ocultas. "

 O discorrer do livro é um pouco lento, por ter muitas investigações e detalhes acaba se tornando meio arrastado, porém cada detalhe é importantíssimo. Cada garrafa de Uísque, cada flor, pássaro, porta, peixe não está entendo o que eu estou falando? Leia e vocês entenderão.

" - Coisas ruins acontecem com pessoas boas. Mas essas pessoas não ficam o resto da vida trincando os dentes e repassando mentalmente o filme do assalto. Os problemas pessoais que mais nos incomodam, os que parecemos incapazes de deixar de lado, são aqueles em que representamos um papel que não estamos dispostos a reconhecer. É por isso que a dor permanece: porque nos recusamos a olhar para a fonte de sofrimento. Não podemos nos livrar da dor porque nos recusamos a olhar para o que nos prende a ela..
 Mellery fechou os olhos, aparentemente juntando forças para continuar.
 - A pior dor da nossa vida vem dos erros que nos recusamos a admitir, das coisas que fizemos e que estão a tal ponto em desarmonia com quem somos que não suportamos olhá-las. Viramos duas pessoas numa pele só, duas pessoas que não suportam. O mentiroso e a pessoa que despreza mentirosos. O ladrão e a pessoa que despreza ladrões. Não existe dor como a dessa batalha que é travada furiosamente no nível subconsciente. Nós fugimos dela, mas ela foge conosco. Para onde quer que fujamos, levamos a batalha junto. "

Apesar de lenta é uma ótima história. Madeleine sua esposa ajuda muito David á desvendar todo mistério e o que no início parece indecifrável no fim parece o mistério mais simples, quando descobri eu pensei “Que bobeira que a polícia deu” , mas confesso que fiquei muito tensa no final.

" - O objetivo da vida é ficarmos mais próximo possível de outras pessoas .
 - Uma vida isolada é uma vida desperdiçada. "

 Por enquanto é só isso.
 
 Beijos!!

   Amy 

Nenhum comentário :

Postar um comentário