Top 5 - Os autores nacionais mais lidos pelo mundo.

Hello People!

Hoje nós vamos falar sobre os autores nacionais mais lidos ao redor do mundo. Venhamos e convenhamos, e até mesmo os maiores fãs de YA deve concordar, que a literatura nacional adulta só foi realmente boa a muuuito tempo atrás, pelo menos conhecida, assim como a música. Antes havia conteúdo de reivindicação pesado que por mais chato que fosse nos fazia parar e pensar.
 Houve uma lista de 100 autores nacionais mais lidos no exterior e aqui você conhecerá os 10 primeiros.

1- Machado de Assis


Machado é um dos autores mais conhecidos do Brasil, mesmo que você viva em Marte, você já ouviu falar dele. Presidente da Academia de Letras, sua obra se propagou de tal forma que é a mais conhecida do Brasil no mundo, mesmo sendo tão antiga.

Se você acha que Machado de Assis só tem o livro Memórias Póstumas de Bras Cubas,  está muito enganado.

Seu primeiro livro lançado foi Ressureição em 1862 e excluindo contos e peças teatrais, foram mais 9 livros até sua morte.



Quincas Borba

Narrado na terceira pessoa, é a história do ingênuo professor Rubião, mineiro de Barbacena, que recebe como herança todos os bens do filosofo Quincas Borba, mais a incumbência de tomar conta de seu cão - também denominado Quincas Borba -, e divulgar a filosofia conhecida como Humanitismo.

A mão e a luva

O romance conta a história de Guiomar, jovem de origem humilde que, de modo frio e interesseiro, planeja ascender socialmente. Para isso, precisa controlar os impulsos do coração de forma puramente racional.

2- Clarice Lispector 

Em segundo lugar temos a poeta de Facebook, Clarice Lispector. Não diminuindo-a, só quero dizer que foi assim que ela vem ganhando destaque ultimamente. Grande poetisa Ucraniana, naturalizada brasileira e pernambucana de coração, faz muito sucesso com os seus poemas lá nos States.

Água Viva

Neste longo texto ficcional em forma de monólogo, Clarice Lispector se confunde com a personagem, uma solitária pintora que se lança em infinitas reflexões sobre o tempo, a vida e a morte, os sonhos e visões, as flores, os estados da alma, a coragem e o medo e, principalmente, a arte da criação, do saber usar as palavras num jogo de sons e silêncios que se combinam. Tudo é revelado através do olhar dessa pintora-narradora, que cai em estado de graça em plena madrugada. 

A hora da estrela
A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo por seu autor, o escritor Rodrigo S.M. (um alter-ego de Clarice Lispector), de um modo que os leitores acompanhem o seu processo de criação. À medida que mostra esta alagoana, órfã de pai e mãe, criada por uma tia, desprovida de qualquer encanto, incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sua própria identidade. A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com a colega Glória e o encontro final com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de que matéria é feita a vida de um ser humano.


3- Guimarães Rosa

Em terceiro lugar está o escritor dos sertões e do neologismo, tem seu livro em primeiro lugar na lista nacional,  é romancista e contista, nascido em Minas Gerais.

Sagarana

Nove contos que revolucionaram a literatura regionalista no Brasil. Em histórias como "O burrinho pedrês", "Corpo fechado" e "A hora e vez de Augusto Matraga", o sertão mineiro cria vida na linguagem mágica inventada pelo gênio de Guimarães Rosa.

Grande Sertão: Veredas

Nesta obra de Guimarães Rosa, o sertão é visto e vivido de uma maneira subjetiva e profunda, e não apenas como uma paisagem a ser descrita, ou como uma série de costumes que parecem pitorescos. Sua visão resulta de um processo de integração total entre o autor e a temática, e dessa integração a linguagem é o reflexo principal. Para contar o sertão, Guimarães Rosa utiliza-se do idioma do próprio sertão, falado por Riobaldo em sua extensa e perturbadora narrativa.

Encontramos em ´Grande Sertão-Veredas´ dimensões universais da condição humana - o amor, a morte, o sofrimento, o ódio, a alegria - retratadas através das lembranças do jagunço em suas aventuras no sertão mítico, e de seu amor impossível por Diadorim.

4- Jorge Amado

" Eu nasci assim, eu cresci assim ..."
"Êta, êta,êta, êtaaa é o sol, é o mar... "
 Sim , Jorge Amado o escritor da famosa Gabriela e da Tieta está em terceiro lugar.
 Suas obras são extremamente difundidas no nosso dia-a-dia, com versões televisivas e cinematográficas de " Gabriela, cravo e canela" "Tieta do Agreste" " Dona flor e seus dois maridos" " Capitães de Areia " torna Jorge Amado um dos escritores mais lidos aqui e lá fora.

O país do carnaval

O romance de estréia do escritor baiano é um relato sobre a formação e a situação dos intelectuais brasileiros nos momentos que antecedem a Revolução de 1930. Paulo Rigger, o herói do livro, age como um intelectual que não compreende seu país.

Tieta do agreste

Tieta, ex-pastora de cabras expulsa de sua terra pelo próprio pai, volta ao lar anos depois. E volta rica, cheia de planos, causando mudanças em sua cidade. Uma história divertida e sensual, que virou novela e filme de sucesso.

5- Carlos Drummond de Andrade

E por último mais não menos importante temos Carlos Drummond, poeta e contista mineiro, o rapaz que mais perde os óculos no Rio de Janeiro, Modernista




Sentimento do mundo

Publicado pela primeira vez em 1940, O Sentimento do Mundo traz o frescor e o impacto do "vento revolucionário" que sopra da vasta e imprescindível obra de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), o mais estudado e lido poeta brasileiro. Neste livro está contido os mais famosos e arrebatadores poemas: Poema de Sete Faces, No meio do caminho, Quadrilha; e poemas menos conhecidos, mas igualmente antológicos como Poema do Jornal ou Poema da Purificação.

70 historinhas 
Coleção de 70 crônicas muito bem humorada.

Foi isso por hoje gente, é bom saber que , nem se for um pouquinho, nossa cultura está inserida no exterior e tem gente que gosta.

BEIJOS, AMY XO

Nenhum comentário :

Postar um comentário