Top 5 - Poetas para gostar de poesia.

Olá gente!!!

Eu não era pessoa fã de poesia, nunca entendia nas entrelinhas , se é que era necessário fazer isso, mas depois de um tempo e de começar a escrever a coluna " Caixa de sentimentos" com as meninas, e descobrir o que quero fazer da vida, me aprofundei nesse mundo poético e que nem tudo é tão complicado assim , que cada poeta tem seu estilo , e agora leio poesia como amo chocolate. :D
 Para você que também quer ler boas poesias e adquirir o prazer dessa linda expressão artística, veja os meus cinco favoritos.

1- Fernando Pessoa - Português

 Fernando Pessoa é conhecido por seus heterônimos, meu favorito é Alberto Caeiro. Ele se tornou meu favorito, por que comprei toda sua obra poética, e não consigo desgrudar. Caeiro fala sobre a natureza, a nossa função no universo, sobre amor , enfim sobre a vida, de uma forma não tão espiritualizada. Ele acredita muito em natureza, em não sermos superiores aos outros seres tão importantes entre outros assuntos.  Marquei muitos trechos e postarei aqui no blog, com o decorrer do tempo.

O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela


2- Castro Alves - Brasileiro

Castro Alves é conhecidíssimo pelo poema " Navio negreiro", eu conheci Castro Alves na escola e não li nenhum poema, mas ano passado estava sem livros e resolvi pegar, Claro que nem todos os poemas são maravilhosas mas a grande maioria é. Muitos poemas eu tirei para a vida. Apesar do preconceito que existe com poetas nacionais, ele é ótimo!!


Eu já não tenho mais vida!
Tu já não tens mais amor!
Tu só vives para o riso,
eu só vivo para dor.


3- Pablo Neruda - Chileno

Pablo Neruda é um poeta chileno que até a pouco não conhecia a obra porém havia escutado muita gente elogiando. Agora estou cobiçando, seriamente, o livro dele rsrs.

Não te amo como se fosse rosa de sal, topázio 
ou flecha de cravos que propagam o fogo: 
te amo secretamente, entre a sombra e a alma.

Te amo como a planta que não floresce e leva 
dentro de si, oculta, a luz daquelas flores, 
e graças a teu amor vive escuro em meu corpo 
o apertado aroma que ascender da terra.

Te amo sem saber como, nem quando, nem onde, 
te amo diretamente sem problemas nem orgulho: 
assim te amo porque não sei amar de outra maneira, 

Se não assim deste modo em que não sou nem és 
                                                           tão perto que a tua mão sobre meu peito é minha 
                                                           tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho.


4- Paulo Leminsky - Brasileiro

 Paulo Leminsky professor e poeta brasileiro, é conhecido por seu bigode gigante. Conheci ele também a pouco tempo, ( não, não foi aquele livro laranja... e sim uma camisa) . Me tornei fã de Leminsky por seus poemas mais curtinhos principalmente.

acordei e me olhei no espelho
ainda a tempo de ver
meu sonho virar pesadelo.


5- Friedrich Nietzsche - Alemão
Como conheci Nietzsche? O cachorro da minha vizinha tinha essa nome e ela era tão fã que acabei conhecendo, e apesar de hoje em dia todo mundo ( eu acho ) conhecê-lo, ainda gosto muito dela e de toda sua filosofia.

O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo.



Eu gosto bastante de poetisas como Cecília Meirelles, porém, acredito que elas já sejam bem conhecidas então não citei. 

Tomaram que gostem de algum e assim que alguém ler, me conta aqui o que achou. 

AMY XO

BEIJOSSS!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário