5 paradidáticos que marcaram.

Olá olá oláaaa!!!

Hoje vamos falar sobre infância!
 Até a quarta série, a minha escola passava paradidáticos para os alunos lerem e apesar dos paradidáticos terem aquela fama de livro chato, eu dei a chance para alguns e descobri que eles eram muitos legais, talvez sejam que não havia lido outros ainda, mas cheguei a lê-los várias vezes.

1- Afinal, é a felicidade - Lucília Junqueira de Almeida Prado
AFINAL, É A FELICIDADE



Rafael vivia solto e feliz em um sítio do Paraná. Aos sete anos, passou a usar muletas e com elas permaneceu durante toda a infância. Já mais moço, foi para a cidade trabalhar com o tio. O problema nas pernas o impediu de se tornar um rapaz realizado e apaixonado.

Esse livro é uma verdadeira história de superação, e mesmo não sendo um livro famoso, ele cumpre sua missão de mistério, tristeza e felicidade página pós página.









2- Ciclo da soja - Fernando Vaz


O Ciclo da SojaJoão, seus pais e irmãos deixam o interior do Paraná em busca de novas frentes de trabalho. A migração termina em Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo. Na escola, João descobre a ginástica olímpica. Atleta talentoso, muda-se para Ribeirão Preto, onde dá aulas, coleciona medalhas e conhece Selma. Mas sua trajetória não pode ser interrompida aí: é preciso ir ainda mais longe, longe daqueles que o impedem de viver seu grande amor.


Esse também tem uma grande temática de superação e retrata bastante o dia-a-dia dos trabalhadores dos campos de soja no Brasil. Uma lição de inteligência e boas escolhas.








3- Os Lusíadas - Luís de Camões

Com centro na narrativa da viagem de Vasco da Gama até as Índias, Camões conta nesta epopéia a história do povo português, utilizando-se da estrutura clássica do poema épico. "Os Lusíadas" é, acima de tudo, uma declaração de amor de Camões à sua adorada terra lusitana.





Na época eu não sabia quem era Camões, Lusíadas ou que esse livro era um poema na verdade, mas li cada página desse linda adaptação havidamente e ainda tirei uma ótima nota no trabalho. :D
 A propósito, estou pensando em relê-lo









4- Robison Crusoé - Daniel Defoe



A figura de Robinson Crusoé se tornou praticamente um mito da cultura moderna. Mesmo quem nunca leu Robinson Crusoé, ou nenhuma de suas versões, já deve alguma vez ter sonhado, de olhos abertos, viver a aventura do náufrago solitário que, graças a suas virtudes morais e humanas, numa terra até então intocada pelos males da sociedade, praticamente recriou o Paraíso


Mais uma bela história, bela aventura. Me lembrou naufrago, apesar de ter achado ele meio doido. 







5-  Os miseráveis- Victor Hugo


Os Miseráveis mostram como uma pessoa pode se transformar graças à ação de outra. (...) História de fugas, trapaças e armadilhas, esta também é uma história de amor entre jovens. Aqui são relatados interesses e atitudes muito mesquinhos, mas também grandes gestos de desprendimento e bondade.” Ligia Cademartori




Acho que nem preciso falar nada, se você já apareceu por aqui sabe que citei esse livro quinhentas vezes de tão marcante.










Façam proveito das dicas, indiquem para as crianças, eles valem a pena, foram os livros que me introduziram ao mundo literário já muito jovem.

BEIJOOOS!!!

AMY XO


Nenhum comentário :

Postar um comentário