Será diferente de 64

Olá gente!!

 Hoje vim dar a minha opinião sobre todas essas manifestações que vem ocorrendo Brasil a fora, mas não vim aqui dizer de acordo com a mídia ou coisa do tipo , e sim sobre coisas que tenho observado, não só na questão das manifestações, mas em quase tudo que é iniciado no Brasil ( poderia até dizer no mundo, mas nunca vivi em outro lugar, mas os lugares que visitei, não senti isso, então talvez isso seja coisa de brasileiro.). Leiam, reflitam e me digam o que acharam, se vocês concordam comigo ou não.

   
Nós estamos passando por uma fase no Brasil de muitos protestos, revoluções, sonhos utópicos ( sei que é redundante, mas alguns sonhos passam longe do possível) e pessoas esperançosas e nacionalistas, momento o qual nunca pensei que presenciaria, descrença no povo brasileiro? falta de nacionalismo? Talvez sim.
 Passei toda a minha vida vendo somente três coisas aumentando no Brasil : A inflação, logo preços e impostos, o salário dos políticos e a diferença social, e para mim esses três motivos já são o máximo para começar uma reforma radical em toda a estrutura de um país, porque quando a divisão de capital é tão mal feita quanto no Brasil, é sinal de que tem algo muito errado no país. Eu vivia reclamando, via todo mundo reclamando e desde muito pequena não entendia porque aquelas pessoas não faziam nada e aceitavam ver seus representantes com dinheiro na cueca e com merda na cabeça.
 Mas eu fui crescendo e observando que o povo brasileiro era caracterizado por acomodação, ao contentar-se com a novela das oito, o futebol das nove e o reality show das onze, que nós também não queríamos confusão de nenhum tipo, então optávamos por subornar o policial,  e muito menos seguir regras ou etiquetas, por isso é mais fácil jogar o lixo no chão, pichar as paredes e zoar seu amigo por ser diferente.

 Então, um belo dia, por 20 centavos,( E sim, começou com 20 centavos), tudo começou a mudar, no primeiro dia em São Paulo, com manifestações pacíficas, milhares de pessoas saíram as ruas para pedir por seus 20 centavos, passou alguns dias e as manifestações chegaram as grandes capitais do país, com motivos mais fortes e bem fundamentados como a educação sem qualidade que gera profissionais sem qualidade para atender pessoas sem educação de qualidade que estão no hospital por causa de um governo sem qualidade, pessoas que muitas das vezes estão ali por não ter dinheiro para comprar um saco de farinha, que  dirá se alimentar bem. O ápice de toda essa movimentação foi a invasão do congresso nacional, a tomada da nossa casa, a partir desse dia toda vez que escutava o hino nacional, ficava arrepiada, foi naquele dia também que começou a fase do vandalismo e a moda de manifestar.

 Eu sempre tive costume de ver programas políticos, ler sobre, eu sempre gostei muito desse universo, sempre que dizia isso meus amigos me chamavam de Nerd, Chata, Bobeira entre outras coisas, e então começam as manifestações, vejo então o Facebook borbulhando de posts, vindo de pessoas que eu não fazia ideia, se mostrando indignados com o país, apoiando tudo que estava acontecendo, pessoas que até então criticavam todo o movimento, essas mesmas pessoas me pediram livros de política emprestados, conversaram comigo sobre o mesmo, mesmas pessoas que não fazem ideia ao  menos do que foi o mensalão, em quem votou nas últimas eleições e o pior, o que era uma PEC 37,  projeto o qual ela estava protestando contra.
 Como o brasileiro sempre faz, os protestos foram transformados em modinha, porque ser nacionalista, ser politizado se tornou legal, todo mundo só falava disso então você tinha que saber, e a maior prova disso é que algumas semanas depois, o que se escuta sobre manifestos? Nada. A mania adolescente nacionalista, passou tão rápido quanto a época das calças coloridas e do óculos gigantesco e só continua quem já se importava antes.
 O que nos restou, mesmo não tendo acabado ainda, foi a visão de que o povo pode sim mudar alguma coisa, é nosso direito, talvez tenhamos pessoas mais preocupadas com política, e uma pequena feridinha de um golpe desferido pelo povo no peito dos nossos " ditadores" fique lá lembrando que eles devem ter um cuidado redobrado na hora de roubar, talvez agora eles roubem mais discretamente, mas que sejam punidos por sua cleptomania.

 Não será um discurso demagógico da Dilma que mudará o Brasil e sim a consciência de voto e a mudança de nós mesmos , porque a mesma pessoa que quer educação, comemora quando não tem aula, a mesma que pede leis e direitos, os burla, a que é contra corrupção, molha a mão do policial. Não adianta continuar dando o "jeitinho brasileiro" e querer dar um "jeitinho" no Brasil, porque a corrupção é um ciclo vicioso, onde até quem não se corromperia, se corrompe por pensar que se não for ele, será o outro.
 A nossa resposta é voto, seguir a leis e parar de tornar tudo que é importante em modinha, banalizando qualquer movimento e afastando até os que acreditavam no mesmo.
 Eu acho lindo toda essa movimentação e fico feliz de ver meus amigos se conscientizando, enfim poderei conversar com eles sobre isso, mesmo que seja superficialmente, mas não adiante tudo isso agora, espero que os reflexos de tudo isso fique pelo menos pelos próximos 10 anos, ou que mude alguma coisa antes disso.
 Mas vamos esquecer disso, afinal o campeonato brasileiro está chegando e o Brasil ganhou a copa das confederações.

Gostaria de deixar claro que tenho orgulho sim de ser brasileira e acho o país valiosíssimo em sua verdadeira cultura, quando reproduzida de maneira correta e sua beleza natural, mas me chateia muito a reação do nosso povo ultimamente sobre os absurdos que vemos todos os dias na tv e isso me inclui sim, porque quem faz um país é o povo, e se o Brasil está assim não é culpa só de nossos governantes.



Nenhum comentário :

Postar um comentário