Resenha A verdade nua e crua ( Diário de um banana #5) - Jeff Kinney

Diário de um Banana: A Verdade Nua e CruaGreg é um garoto comum, de 11 anos, que vai à escola e enfrenta os desafios da pré-adolescência como milhões de outros. O que o torna tão especial é a vontade dividir essas experiências com todo mundo, para o caso de tornar-se rico e famoso quando crescer. E é por isso que ele escreve um diário... digo, um Livro de Memórias. No quinto volume da série, nosso herói Greg Heffley, o Garoto Banana, se vê diante de novos desafios e vai ter de se superar para dar conta de todos! Logo ele, que sempre teve tanta pressa para crescer, começa a se questionar se vale mesmo a pena ingressar tão rápido no “mundo adulto”. De uma hora para outra, ele tem de encarar as tão desejadas – e temidas – festas para garotos e garotas, o aumento das responsabilidades em casa e na escola e – horror dos horrores – as mudanças em seu próprio corpo. Para completar, dessa vez a briga com Rowley, seu melhor amigo, foi mesmo feia, e Greg terá de enfrentar sozinho a “verdade nua e crua”...


Edição: The Ugly Truth (Diary of a Wimpy Kid, #5) 
Editora: V&R
ISBN: 9788576833079
Ano: 2011
Páginas: 217
Tradutor: Antônio de Macedo Soares




Um Livro infantil gostoso de ler, com certeza dá pra se identificar com a sua infância, têm aquele ar de inocência por exemplo a relação com seus amigos (não que necessariamente com os adolescentes seja o contrário mas não é a mesma coisa que uma amizade de quando tínhamos cinco ou oito anos de idade). Neste livro Gregory, nosso querido banana, fala sobre o ‘’término’’ de sua amizade com Rowley (coisa comum de quando éramos crianças como ‘’ficar de mal’’). Minha Tese, sobre porque esse livro seria ótimo para meus filhos:
Sem dúvias darei esse livro aos meus filhos e lê-lo com eles, é um bom inicio de leitura para quando se é uma criança, com simples palavras e com muitas imagens, isso atrai mais a criança na hora de ler acredito, apenas palavras pode ser algo que se torne tedioso. E se a criança gostar deste livro, ela vai criando o habito de ler cada vez mais, sem imagens, ler é necessário.
Bem... É eu li esse livro pensando no futuro e no passado, de quando eu realmente me identificaria com esse livro e de quando no futuro meus filhos poderiam gostar, sei que pensei longe mais eu faria isso não só com meus filhos mas com qualquer criança que eu goste muito. Uhm!...Uma boa ideia. Frases que particularmente, gostei e me lembram de algumas coisas atuais e do passado (Coloquei minha reflexão para que talvez entendam o porquê gostei):
‘’ Um dos motivos de o Jordan se tão popular é que ele sempre dá essas mega festas e é muito difícil ser convidado. ’’ 
‘’ O Bryce Anderson é quem sabe das coisas. Ele não precisa de um melhor amigo, porque tem um punhado de cúmplices que basicamente o idolatram. ’’
Bem, acho que não necessito dar muitas explicações sobre o dito acima, isso é presente muitas vezes na sua vida, pense bem naquele cara que é popular e pense bem se todos que estão ao lado dele realmente só se interessam por sua amizade, muitos desses não precisam nem abrir a boca, que já tem amigos e opiniões parecidas e quem nunca viu na sua adolescência ou infância os populares e seus seguidores;

‘’Na verdade parece que todo o mundo está se divertindo mais do que eu ultimamente. ’’ 
‘’Eu quero que as pessoas fiquem pensando que a minha vida é sem graça, e por isso decidi tirar umas fotos para mostrar como as coisas estão ótimas para min também. ’’ Aí está a Verdade Nua e Crua, esse é um problema que começa desde a infância e se massifica quando começamos a crescer, porque há o hábito de comparar as coisas, mesmo que internamente isso não é legal! E que nunca quis tentar manter as aparências, por exemplo, quando antes queríamos mostrar aos amiguinhos da sala a nossa caixa de lápis de cor da Faber Castell de, pelo menos, umas noventa cores... Hoje, as crianças querem mostrar seus Celulares android e Tablets, dá pra mostrar o como isso anda crescendo e como está tomando as pessoas

Pra fechar esse artigo. Ultimamente ando chamando minhas resenhas de artigos de opinião, já que alguns contem resenhas e informações a mais; que eu acho milhares de vezes mais importantes do que apenas a resenha já que o famoso ‘’boca a boca’’ (por favor, sem maldade) é muito mais convincente e é a real verdade sobre um livro, mas vai de gosto mesmo eu gostei e não tenho muito critério com livro quando o considero bom ele é bom, pode ser Romeu e Julieta, Game of Thrones ,o Diário de um banana, até Menino Maluquinho ou Turma da Mônica o importante é que te dê alguma informação, te passe novas mensagens.

‘’Sabe quando você é pequeno, ninguém te avisa que a infância tem um prazo de validade. Um dia você é o máximo, no outro é um saco de lixo. ’’
E a mensagem que este livro me passou é que algumas coisas na infância são apenas réplicas do que se torna tão maior quando crescemos, ou que quando crianças somos tão inocentes que a nossa vida seja apenas felicidade e alegria; as únicas coisas que realmente importam.

Por Jana.

Nenhum comentário :

Postar um comentário