A menina que roubava livros - O filme.

Oláaa!
Faz uma semana aproximadamente que assisti " A menina que roubava livros". O filme está estreando hoje nos cinemas de todo o Brasil e vou falar o que achei dele agora.



Lembrando, eu não li o livro, por isso qualquer possível comparação será baseada no que amigos que leram me contaram. 

O filme se passa durante a segunda real e na Alemanha nazista. Liesel é a personagem principal, e vive com seu pai e mãe, são uma família humilde e lutam para ter o mínimo de qualidade de vida. Eles abrigam também Max, um judeu que vive ali clandestinamente e faz a família de Liesel viver atenta e correndo perigo de ser descoberta e punida pelos oficiais nazistas, ainda sim ela não se importa pois se torna uma grande amigo do hóspede. 
 Liesel sempre gostou muito de ler, incentivada pelo pai e Max, porém não tinha muitos livros, durante uma noite , em um ritual de queima de livros dos nazistas, ela rouba seu primeiro livro. Sendo pobre, Liesel, sempre ajuda sua mãe levando roupas que ela passa de volta aos clientes e um dia a dona de uma dessas casas chama ela para dentro para conhecer sua biblioteca e a partir deste ponto, sua paixão por livros só aumenta.
 
 No entanto quem escuta a história ou lê a sinopse do filme parece ser só uma história sobre livros ou algo do tipo, mas só o cenário já traz uma carga histórica e de tensão. As cenas de pais e amigos sendo chamados para o exército, o desespero da família e a aceitação por saber que não tem outro jeito, crianças sendo recrutadas, a correria ao anúncio de um ataque aéreo, o medo de falar algo contra o regime e ter que deixar o que gosta como ler e assistir alguns filmes por ser proibido, pessoas boas sendo caçadas dentro de suas próprias casas e o final do filme, mostram uma triste realidade do passado e dá uma grande importância a história. 

Particularmente, adorei o Pai dela ( Hans Hubberman) e seu amigo ( Rudy), eles sempre incentivam a Liesel a ler, a não ser tão seguidora das regras nazistas. O Rudy é uma gracinha, um amigão, engraçadio , preocupado e as cenas dele pedindo beijo pra ela são bem engraçadas. Mas claro que o meu personagem favorito é o Max, talvez por ser Judeu, ele sempre lia, incentivava a leitura, a amizade com a Liesel era muito legal, como um irmão mais velho e quando ele teve que ir me emocionou. 
 O filme mostra muito a forma de lidar com perdas e morte, apesar de eu achar que foi dada pouca importância as perdas durante o filme, Liesel perde muita gente e muita coisa no decorrer da história , " A menina que roubava livros " é todo narrado pela morte, e confesso que demorei um pouquinho a perceber isso

 O filme é emocionante mas com partes engraçadas e meigas, o cenário é muito bonito, a história muito interessante e os atores ótimos. 
 Talvez se tivesse lido o livro não teria gostado tanto, mas como estão avaliando exclusivamente como filme, achei ótimo, recomendo para todo mundo. 
 Corre nos cinemas e escolha " A menina que roubava livros" para assistir, depois volta aqui e diz para gente o que você achou. 
Beijooos!
AMY XO 

Nenhum comentário :

Postar um comentário