Resenha Extraordinário- R.J Palacio





Oláaaa!!!

Hoje a resenha é do melhor livro que li este mês. De tanto falarem resolvi ler, veja o que achei de Extraordinário. 




Extraordinário
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.


Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

Título Original: Wonder
Autora: R.J Palacio
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573015
Ano: 2013
Páginas: 320


Esta resenha não contém Spoilers

Extraordinário conta a história de August, um menino que nasceu com uma combinação de doenças raras que geraram defeitos faciais. Auggie passava por inúmeras cirurgias e por isso nunca frequentou a escola, sua mãe sempre ensinava as matérias para ele e com ajuda se sua irmã ele aprendia tudo. Porém um dia sua mãe resolve matriculá-lo na escola Beecher Prep, claro que Auggie resiste e diz que não vai à escola, seu pai então começa a conversar com ele e quando seus pais dizem lhe dizem que o nome do diretor da escola é Sr. Buzanfa, Auggie aceita ir pelo menos conhecer a escola. 
 Chegando lá, Sr. Buzanfa escolheu três alunos para apresentar a escola ao Auggie, Charlotte, Julian e Jack Will. Charlotte é uma menina boa e certinha por isso trata Auggie super bem, Julian é um daqueles mauricinhos e recebe o conselho de sua mãe que ele não precisa ser amigo de August e Jack é muito legal e desde o início se torna amigo dele. 
 A partir daí acompanhamos os pontos de vista de cada personagem sobre o August e o seu próprio ponto de vista. Vemos como pessoas com deficiência , pelo menos o Auggie, tem a consciência de que olhamos para ele diferente, querem ser vistos como normais ainda que eles não entendam o porque da insistência de todos quererem que eles se sintam assim, por já se sentirem completamente normais. 

" Deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós. " Pag 72 Preceito#2

Os preconceitos sofridos por August, a força que ele tem diante deles, a habilidade de rir do seu próprio problema e passar energia positiva para os outros é um exemplo a ser seguido por qualquer um. Nós "perfeitos" reclamamos de tanta coisa e um menino com tantos problemas é feliz. A família dele dá total apoio e compreensão, começando por sua irmã Via que, mesmo em momentos difíceis entende a atenção de seus pais volta pro irmão, até o namorado de Via, Justin, que ajuda o Jack a defender-se. 

" Eu vi August depois das cirurgias... Depois que você vê alguém passando por isso, parece loucura reclamar por não ter ganhado o brinquedo que pediu ou porque sua mãe perdeu a peça da escola " Via - pg 89

É difícil encontrar um personagem favorito, mas gostei muito da simpatia e compreensão do Justin, da Miranda, a Summer que se tornou amiga do Auggie logo de início sem preconceitos ou pena. Os preceitos do professor Browne, são muito criativos, estou pensando até em praticá-los. 
 Extraordinário não é um livro que te faz ter várias emoções ou cheio de ação é simplesmente a história de um menino entrando na escola, mas essência escondida por trás de cada amizade feita por Auggie, cada situação constrangedora e difícil superada por ele com educação e simpatia e a maneira como ele afeta todos a sua volta, é encantador e uma grande lição de vida. 
 PS.: Se você curte Star Wars, vai adorar o livro, amei as referências feitas. 

Com leitura fácil e fluida, personagens fofos e bem construídos e uma história linda que ganhou meu coração, extraordinário ganha:
 e já estou esperando um novo livro da R.J Palacio. 

Curiosidade: Confirmando a maneira de escrever Beecher Prep, descobri que a escola existe mesmo. Será que o Sr. Buzanfa também? 
Acesse o site da escola: http://www.beecherschools.org/middleschool/ 

Nenhum comentário :

Postar um comentário