Resenha A faca sutil ( Fronteiras do Universo #2) - Philip Pullman

Oláaa gente!!

Atrasou mas chegou. Hoje vim fazer a resenha do segundo livro da trilogia fronteiras do universo de Philip Pullman e como toda continuação, pode conter alguns spoilers sobre o primeiro livro, porém farei o máximo para evitar.

A Faca Sutil
Neste segundo volume da trilogia Fronteiras do Universo , Will tem apenas 12 anos e tudo começa quando, depois de matar um homem, ele parte para descobrir a verdade sobre o desaparecimento de seu pai. Num passe de mágica, atravessa o ar e penetra num mundo onde conhece uma estranha garota, Lyra, que, como ele, também tem uma missão a cumprir. Em Cittàgazze, onde os dois se encontram, as ruas são habitadas por espectros letais, devoradores de almas e outras criaturas aterradoras que disputam com todas as forças um poderoso talismã, capaz de cortar o nada e abrir brechas para outros universos - a faca sutil.

Título Original : The Subtle Knife
Editora: Objetiva / Ponto de Leitura
ISBN: 9788539000210
Ano: 2009
Páginas: 359
Autor: Philip Pullman



Nível de spoiler :


No fim de "A bússola de ouro" Lyra atravessa junto com seu pai o portal na aurora boreal, porém ela fica perdida no caminho e vai parar em uma cidade chamada Cittàgazze. 
Ao mesmo tempo acompanhamos Will, ao chegar em casa ele se depara com homens mexendo nas coisas e após matar um deles, foge com sua mãe para a casa de uma ex-professora. A história de seu pai é um mistério para Will que só sabe que ele foi um aventureiro e por não entender porque aqueles homens o estão seguindo vai para Cittàgazze. Lá ele se encontra com Lyra, ocorre um pequeno estranhamento mas logo se tornam amigos, quando Will e Lyra saem para ver Cittàgazze percebem que não existem adultos ali e muitas crianças, pelo motivo que ali existem muitos espectros e criaturas que só atacam adultos. 
 Os dois percebem que não conseguiram cumprir sua missão juntos e partem para Oxford por uma janela descoberta por Will no meio da cidade. Lyra determinada a conhecer mais sobre o Pó e Will a descobrir o porque aqueles homens o seguem acabam embarcando em uma aventura muito perigosa de descobertas e que põe sua amizade em prova. Também vemos Lee Scoresby tentando chegar a Lyra. 

Em a faca Sutil os personagens de " A bússola de ouro" começam a aparecer lentamente durante o livro, e o que parece não ter nada haver com o primeiro livro se entrelaça quase que totalmente do meio para frente. 
 Lyra se revela mais corajosa neste livro apesar de um pouco menos esperta, já seu parceiro Will é muito esperto e bom lutador, ele é um personagem bem interessante, com papel crucial na história e não somente o " parceiro " de aventura de Lyra, o que é bom e ruim, porque muitas vezes ele se torna mais interessante que Lyra, principalmente com Lyra fazendo burrada atrás de outra, de certa maneira isto é totalmente compreensível porque não é o mundo dela. 
 Sem dúvidas meus personagens favoritos deste livro é a feiticeira Serafina Pekkala que sempre aparece nas horas mais necessárias, é um amor de pessoa e fala coisas muito sensatas, achei ela uma mulher e personagem muito forte, além do Daemon dela ser super legal e John Parry, cujos motivos não posso falar senão vai ser um Spoiler absurdo, só direi que adoooro o que ele fala e a personalidade super tranquila dele, chega a ser engraçado. 

Para mim muitas partes do livro ficaram meio lentas e só ficou bom mesmo no final, falando no final, foi super legal e deixou um gancho bem interessante para o último livro da série. Li este livro de 359 páginas em 4 dias, o que, para uma pessoa preguiçosa como eu é muito rápido. Apesar das partes lentas, da metade para frente o livro fica incrível e a leitura no geral é super gostosa. 
 Boa Narrativa, personagens interessantes, um ótimo gancho e cenas de aventuras, por esses motivos o livro " A faca sutil " ganha:


Beijos!!!
 AMY XO 



Nenhum comentário :

Postar um comentário