Resenha O pequeno Príncipe - Antoine de Saint - Exupéry.

Oláa

Hoje vim fazer uma resenha muito importante para mim, o Pequeno Príncipe. Vergonha, eu sei, só li o pequeno príncipe agora, porque achava que era infantil e agora só me pergunto, tem como resenhar este livro? Por isso esta resenha será basicamente sobre como amei este livro e quero lê-lo de novo, mas não posso por ter tantos outros na estante.

O Pequeno Príncipe


Livro de criança? Com certeza!
Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.
O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância.De repente retorna os sonhos. Reaparece a lembrençade questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíves na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordaçoes.O reencontro,o homem-menino.









Essa resenha não contém Spoilers


Diferente do que muita gente pensa e do que eu pensava, o livro não é narrado pelo pequeno príncipe, pelo menos não o início. É narrado  por um piloto de avião que quando criança sempre desenhava e não era compreendido pelos adultos, ele faz um pouso forçado no deserto Saara e lá deitado na areia, vê o menino, que pede que ele desenhe um carneiro. O menino entende que o que o homem desenhou é mesmo um carneiro. O Pequeno príncipe e o piloto se tornam bons amigos, porém o menino tem uma história misteriosa, e com essa curiosidade para conhecê-lo melhor, da parte do piloto, é que começamos a conhecer melhor o pequeno príncipe. 

- É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar - replicou o rei - A autoridade se baseia na razão. Se ordenares a teu povo que ele se lance ao mar, todos se rebelarão. Eu tenho o direito de exigir obediência porque minhas ordens são razoáveis. 

Durante todo o livro o Pequeno Príncipe fala sobre a insistência dos adultos em ser pessoas séries, perdendo todo o sentido de emoções, perdendo a imaginação e as coisas verdadeiras da vida. Mostra como super valorizamos o dinheiro, complicamos as coisas simples, nos achamos superiores por não termos tempo para bobeiras infantis como entender o desenho de um menino e demos tanto peso aos números que tudo tem que ser contado e recontado. 

"Poucas pessaos se ocupam de coisas que não sejam si mesmas."

"Só conheço uma liberdade, e essa é a liberdade do pensamento."

Além de toda a filosofia do pequeno príncipe, até se você não se esforçar para buscar o significado por trás de tudo, ele é um livro super leve, inocente, que te faz bem ao ler. O Pequeno príncipe é adequado para todas as épocas e cada vez que lê-lo tenho certeza que vai encontrar um novo significado e ter um novo trecho favorito. As críticas, o pequeno príncipe, o piloto e os planetas visitados juntos fazem deste livro a coisa mais encantadora, mágica e inocente que li nestes últimos tempos, talvez que li na vida. 

" É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou"

“Então, eu me sinto feliz. E todas as estrelas riem docemente.”

  Por esse motivo e pela vontade que tenho de lê-lo de novo. O pequeno príncipe virou, junto com os miseráveis, minha cápsula do tempo, o livro que lerei de tempo em tempo e encontrarei sempre um novo significado. Este livro merece 10 carinhas, mas não tem, por isso ficará com 5. 

Beijooos!
AMY XO



Nenhum comentário :

Postar um comentário