Os maiores sociopatas da literatura.

Oláa gente!!

Vi uma matéria muito legal essa semana e vim aqui postar para vocês. Como vocês sabem e devem ter notado de acordo com meus livros favoritos, eu adoro um livro com um bom "vilão" como destaque. 

Sociopatia é definida por um quadro de violação dos direitos da sociedade e desprezo as normas sociais. É impulsivo, agressivo, imprudente, sem se importar com a família ou com a pessoa que ele feriu. 

10. Becky Sharp — Vaidade e Beleza, de William Makepeace Thackeray


Becky é uma orfã que tem como objetivo subir na sociedade, para isso ela seduz homens casados, engana credores e ajuda seu marido a trapacear. Ela não cria laços com niguém, nem mesmo com seu próprio filho e marido. Becky possui uma voz encantadora, é atriz e pianista além de muito charmosa. 

9. Anton Chigurh — Onde Os Fracos Não Têm Vez, de Cormac McCarthy


Anton é um assassino que sente prazer em matar pessoas  sem qualquer remorso, decidindo, as vezes, seus destinos no cara ou coroa. Matava principalmente perfurando os crânios com uma furadeira. Ele suporta várias feridas físicas e ossos quebrados.

8. Tom Ripley — série The Ripliad, de Patricia Highsmith


Tom é um orfão que tem como aspiração ascender na sociedade. Não contente em ser um vigarista, Tom conhece um senhos rico, mata-o e assume sua identidade. Tom aproveita a “boa vida” usando o dinheiro do falecido e, insensivelmente, assassina qualquer um que ouse começar a suspeitar de sua fraude. Não combina com a Becky?


7. Hannibal Lecter —Dragão Vermelho e outros, de Thomas Harris


Hannibal assistiu sua irmã ser vítima de canibalismo quando tinha 8 anos. Por isso começa a matar todos que participaram de seu assassinado, mas acaba se tornando um assassino em série e um canibal, ele escapa da prisão ao cortar o rosto de um vigilante e usá-lo como máscara. Hannibal era Psiquiatra licenciado e renomado, chamoso, amante de música, bibliófila e epicurista. 

6. Frank — The Wasp Factory, de Iain Banks


Frank mata tem suas três primeiras vítimas aos dez anos, porém considera isso uma fase. Ele cria um aparelho que força vespas a escolherem o método através do qual se darão suas respectivas mortes e ritualisticamente mata os animais de grande porte para colocar as suas cabeças em " mastros de sacrifício" ao redor da ilha onde mora. 

5. Iago — Otelo, de William Shakespeare


Iago é um assessor "honesto" de Otelo, porém foi rejeitado para uma promoção. Iago planeja derrubar Cássio, o ganhador da promoção, convence seu chefe de uma infidelidade da esposa e planeja destruir Otelo. Iago é mentiroso, manipulador e muito maquiavélico. 

4. Cathy Ames (ou Kate Amesbury) — A Leste do Éden, de John Steinbeck


Cathy possuia pais atenciosos e carinhosos, até ela matá-los ateando fogo na casa. Quando jovem, ela leva um de seus professores a cometer suicídio, seduz um homem casado e incrimino dois meninos por estupro. A partir daí, passa a vida manipulando homens, chegou a casar e matar seu marido a sangue frio após tentar abortar seus gêmeos com uma agulha. Ela abandona a família, muda de nome para Kate Amesbury e vai trabalhar num bordel, faz amizade com a dona e a envenena lentamente até a morte. Transforma então o bordel em um centro de depravação focado no mais obscuros desejos sexuais, além de colecionar objetos dos clientes para chantagens. Quando um de seus filhos se suicida por descobrir quem sua mãe é, ela continua indiferente 

3. Alex — Laranja Mecânica, de Anthony Burgess


Alex e seus “drugues” eram tão “hardcore” que referir-se aos seus atos como violentos seria um eufemismo. Suas noites de ultra-violência incluíam assalto, estupros, espancamento de moradores de rua, roubos, brigas violentíssimas, entre outros.Quando parava de drogar e estuprar menininhas de 10 anos de idade e de assassinar as mulheres mais velhas, Alex passava os dias descansando em seu apartamento, fantasiando sobre mais violências enquanto relaxava ao som de música clássica. Nem a cadeia foi o suficiente para reformá-lo. Acaba espancando até a morte um colega de cela ao qual achava desagradável e isso faz com que, então, seja convidado a participar de uma técnica experimental para controlar seus impulsos obscuros a fim de inserí-lo na sociedade sem posteriores danos. A partir de então inicia-se a sua conhecida e aclamada (sobretudo bizarra) trajetória, que levanta profundas reflexões a respeito da natureza humana e da vida em sociedade.

2. Kevin — Precisamos Falar Sobre o Kevin, de Lionel Shriver


Descrito como portador de “uma apatia tão absoluta que é quase como um buraco no qual você pode perder-se dentro”, Kevin mostrou-se frio e insolente assim que saiu do ventre de sua mãe. Suas maiores maldades e seu maior desprezo são reservados especialmente a ela – e acaba tendo outro filho apenas para se sentir conectada com algum membro de sua família –, embora as tendências malignas de Kevin não se estendam somente a genitora. Dentre outros atos perversos, Kevin mata o hamster de estimação de sua irmã e é suspeito de cegá-la com um desinfetante. Apesar de todos esses “pormenores” (nos quais a perversidade passa despercebida aos olhos de outras pessoas além de sua mãe, Eva), seu pai decide que seria ótimo ensiná-lo a tornar-se um exímio arqueiro – um hobby bastante adequado a um jovem psicopata, por sinal. Evitando estragar uma instigante experiência com o livro ou com o filme, não serão ditos spoilers. Basta dizer que é um tanto óbvio que as coisas terminem de uma maneira não muito boa.

1. Patrick Bateman — Psicopata Americano, de Bret Easton Ellis


Entre comparar cartões de visita e tomar coquetéis com outros investidores bancários, Patrick se ocupa com insensíveis assassinatos e sessões intensas de tortura. Após matar um colega de trabalho, perde o controle de seus impulsos violentos e passa a praticar necrofilia, canibalismo (chega a fazer bolo de carne com uma moça), mutilação e horripilantes assassinatos envolvendo motosserras, furadeiras e até mesmo ratos. O charme de Bateman, seu completo desapego a tudo e a sua ausência absoluta de emoção ou remorso faz com que ele seja o mais perturbador sociopata de nossa lista.


Beijos!!!
AMY XO

Post baseado em Literatortura

Um comentário :